terça-feira, 6 de julho de 2010

Os primeiros gestos

Pronto/a para começar a utilizar a língua gestual portuguesa com o seu bebé?

Uma coisa importante a não esquecer é acompanhar o gesto com a palavra que lhe corresponde. Assim como utilizar o gesto antes, durante e após essa actividade.

Outras dicas a ter em mente:

Ser animado
Não se mostre aborrecido ao utilizar língua gestual com o seu bebé, ou ele/ela nunca vai ficar animado com isso!

Ser Diferente
Não utilize língua gestual portuguesa com o seu bebé só em casa. Utilize língua gestual com ele/ela na loja, na casa da avó, no consultório do médico,..., em qualquer lugar! Utilizar língua gestual com o seu bebé funciona melhor quando se torna parte da sua vida, e não apenas algo que faz às vezes.

Seja paciente
Por vezes demora algumas semanas ou mesmo meses para o bebé utilizar os 1ºs gestos. Não desanime, continue a utilizar gestos da língua gestual e ser consistente.

Posto isto, aqui ficam alguns gestos para começar (vou adicionando todos os dias 1 ou mais gestos novos), para ficar aqui um "mini-dicionário" de Língua Gestual Portuguesa (LGP) com vocabulário para bebés/crianças, com gestos 100% de LGP, alguns gestos estarão mais relacionados com a necessidade básica do bebé (como "comer", "beber", dormir", ...), e outros mais lúdicos (como os gestos de alguns animais - cão, gato, ..., gestos das cores, etc...).

Comecemos por 3 gestos muito úteis para quem lida com bebés e crianças: os gestos de «comer», «beber» e «dormir».

Gesto para a palavra comer:





Gesto para a palavra beber:

(este gesto também é utilizado na Língua Gestual Portuguesa para nos referirmos à palavra «água»)





Gesto para a palavra dormir:




Todos os dias vou colocando aqui novos gestos, por isso, vão acompanhando o blog. :)

Qualquer comentário, crítica (construtiva), sugestão de novas palavras/gestos a adicionar aqui e feedback da vossa parte serão muito bem-vindos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário