sexta-feira, 16 de abril de 2010

Língua Gestual para bebés - pequenas notas iniciais

Primeiro, eu quero listar alguns mitos sobre o ensino da língua gestual para bebés:

* Língua Gestual para bebés é uma nova moda.
* O seu bebé vai ser um génio, se aprender a língua gestual.
* Língua gestual em bebés provoca um atraso na fala.
* Utilizar Língua Gestual com o seu bebé ocupa muito tempo e energia.

Todos estes mitos são absolutamente falsos.

Ensinar língua gestual a bebés não é algo novo. As pessoas fazem-no há anos. Os pais que utilizam língua gestual com os seus bebés geralmente querem saber o que acontece na mente do bebé. Querem saber o que ele necessita, quer, pensa ... E tudo isso é possível através da língua gestual.



Gestualizar antes de falar

Os músculos das mãos de um bebé desenvolvem-se antes dos músculos utilizados para o discurso verbal. Isto significa que os bebés são capazes de comunicar antes de serem capazes de falar verbalmente.

Bebés, mesmo sem aprenderem a língua gestual, parecem desenvolver os seus próprios gestos e começam a apontar para algo que querem. Desenvolver estes gestos que o bebé cria numa comunicação real não é tão difícil como parece.

O incessante apontar e grunhir vai se transformar em numa comunicação real em que o bebé associa gestos com os objectos, actividades e desejos. E saberá logo o que seu filho quer sem que ele/ela tenha de chorar por isso.

Apenas precisa saber alguns gestos e ter um pouco de motivação.

Todos os bebés variam na sua velocidade e capacidade de aprender gestos. Converse com o médico do seu filho se tiver quaisquer preocupações.


Língua Gestual Portuguesa

Eu recomendo o uso de uma língua gestual formal com o seu bebé. No caso de Portugal, recomendo que se utilize os gestos da Língua Gestual Portuguesa (LGP), por ser mais fácil comunicar com outras pessoas que usam a LGP e por, ao utilizar gestos que já existam, não necessita de inventar gestos.

Neste blog vou utilizar gestos da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Se é de outro país que não Portugal e deseja usar a língua gestual nativa do seu país, pode-me contactar através do blog e eu apresento informações para o/a ajudar a encontrar recursos online existentes acerca da língua gestual para bebés noutros países.

Muitas pessoas pensam que a LGP é demasiado complexa para que os bebés entendam. Não é. A verdade é que os bebés não aprendem a falar perfeitamente da primeira vez. O mesmo acontece no uso de uma língua gestual. O bebé não será perfeitamente capaz de formar as palavras com as mãos no início, mas logo, com o uso constante dos gestos e com o tempo conseguirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário